quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como confortar alguém que sofreu uma perda? Já se sentiu paralisado, sem saber o que dizer ou o que fazer quando um dos seus amigos perdeu um ente querido?


Você sente a necessidade de confortá-lo, de acarinhá-lo e prometer-lhe que tudo vai correr bem, mas as palavras escapam-se dos seus lábios.

A verdade é que ninguém sabe ao certo o que se dizer numa situação assim. Não existe um manual que nos guie para encontrar as palavras que a outra pessoa necessita escutar, no entanto, há muitos terapeutas que nos oferecem dicas valiosas para levantarmos o ânimo a esse amigo que está a atravessar um momento tão doloroso como a morte de alguém querido.



Os seres humanos tendem a incomodar-se com o silêncio. Evitamos o e queremos invadi-lo de palavras, ainda para mais se esse silêncio vier acompanhado de lágrimas. Muitos de nós ficamos em stress e "despejam" orações causando mais prejuízo do que alívio. Há frases que uma pessoa em luto não quer escutar. Frases que lhe causam mais vazio...
O que se aconselha ou não, então, que você diga nestas ocasiões de pesar?

Você deve ser forte

Antes de nos podermos curar, precisamos processar toda a dor. Dizer a alguém que necessita de ser forte não ajuda. Ninguém poderá fazê-lo. O que você pode dizer, por exemplo, é "Quero que saibas que eu estarei contigo, para o que der e vier, em todos os teus momentos, sejam eles bons ou ruins. Eu sei que este é um período difícil para ti, mas eu estou aqui para te apoiar para o que for preciso."

Viveu uma vida longa e feliz

Alguns de nós pensamos que se a pessoa falecida teve uma vida recheada que assim é mais fácil de se aceitar a sua perda recordando todos os anos em que viveu. No entanto, as que sofreram a sua perda nunca pensarão que foi uma vida suficiente. A gratidão por todos os anos vividos vem depois, quando chegar a aceitação.

Tudo acontece por uma razão
Este é uma das frases clichê mais marcantes. Claro que tudo acontece por uma razão, mas quando uma pessoa sofre uma perda não vai encontrar esta razão. Por favor, esqueça os clichês.

Sei o que estás a sentir

Não importa se você também perdeu alguém ontem. Nunca irá saber verdadeiramente o que sente a outra pessoa. É horrível que alguém pense que sabe o que o outro está a passar. Cada perda é diferente e cada pessoa reage de maneira diferente. Esta frase acaba por não trazer conforto a ninguém. Tudo menos isso.

Ainda és jovem, vais encontrar mais alguém

Se o seu amigo acabou de perder a sua esposa, por exemplo, e você diz-lhe que há-de encontrar outra pessoa, isso é a mesma coisa que lhe dizer que é ela é substituível. Isso vai dar vontade ao seu amigo de atirá-lo pela janela. O mesmo se uma mulher perdeu um filho, disser que voltará a ficar grávida não a vai ajudar a aliviar a sua dor, muito pelo contrário, pode até ficar revoltada consigo. Ajude-a viver a sua dor durante o tempo que tiver para a viver.

Avisa-me se precisares de alguma coisa

Quando alguém passa por uma perda deste gênero não tem cabeça para pensar nas coisas básicas da vida, como comer ou dormir, levar os filhos à escola, etc. É aí que entram os amigos, para nos lembrar que precisamos de certas coisas para continuar a funcionar. Pedir a uma pessoa em processo de dor que a avise se precisar de algo não adianta nada. São palavras jogadas fora. Antecipe-se às suas necessidades e ajude-a com as tarefas rotineiras da vida.

O silêncio pode ser a melhor ferramenta.
Lembre-se que o melhor que você pode fazer é apoiar o seu amigo estando ao seu lado, oferecendo-lhe o seu ombro, a mão, um abraço. Se não sabe o que dizer mais vale estar calado e escute apenas. Estar ao seu lado já é a melhor prova de amizade que você lhe pode dar.

(Fonte consultada para este artigo em especial para o HojeDescobri.com,
WELSHONS, John E. - "Awakeningfromgrief". California : New World Library, 2003)




Morte

Não pranteies em desespero aqueles que te antecederam na Grande Viagem.

A morte é indispensável à renovação de todos os seres e de todas as coisas.

Se não morrer, a semente de trigo não se transforma em pão.

O corpo físico é simplesmente um estágio, dentre os muitos que o espírito efetua em sua jornada para Deus.

Sobre a Terra, os homens desfrutam temporariamente da companhia uns dos outros – quando alguns espíritos chegam, outros partem, tornando à Pátria Verdadeira.

A separação definitiva entre os que se amam, jamais acontece.

Não questiones os Desígnios Superiores com tanta amargura no coração.

Transfigura a dor da saudade em obras de amor consagradas à memória dos entes queridos que partiram. – (Carlos A. Baccelli)



www.facebook.com/groups/340378152643612








Nenhum comentário:

Postar um comentário